Para se tornar corretor de seguros é necessário prestar um exame nacional, promovido pela FUNENSEG que é a Fundação Escola Nacional de Seguros.
Na realidade somente a FUNENSEG pode habilitar legalmente os corretores de seguros em território nacional.
As pessoas interessadas na profissão de corretor de seguros, precisa fazer um curso, que geralmente leva de 1 a 6 meses, e existem diversos módulos que podem ser escolhidos, sendo assim, o aplicante pode fazer passo a passo de acordo com a disponibilidade de tempo.
Há também diversos cursos disponíveis através da internet, que permite as pessoas estudarem virtualmente.
Os cursos virtuais podem ser encontrados em grandes empresas como Porto Seguro, Marítima Seguros, Bradesco Seguros e Previdência entre muitos outros que disponibilizam cursos para desenvolvimento de seus corretores.
Existem diversos tipos de Cursos disponíveis, que podem ser essencial para a especialização de um profissional na área de corretagem de seguros, para que possa estar bem colocado no mercado de trabalho, que fica mais competitivo a cada dia com a introdução de empresas estrangeiras neste vasto mercado.
As pessoas interessados em prestar a prova para corretor de seguros, podem acessar a programação completa no site da FUNENSEG e se informar sobre as datas de inscrição que ocorrem em todo o país.
O Exame para Habilitação de Corretores de Seguros é realizado somente duas vezes por ano, normalmente em julho e dezembro.